Workshop de capacitação auditores da Moratória da Soja
O workshop de capacitação dos auditores da Moratória da Soja 2020/2021 aconteceu em 30 de setembro no Espaço Sinimbu, em São Paulo. O treinamento coordenado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e custeado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) tem como objetivo capacitar os auditores e estabelecer melhores condições para a avaliação das empresas signatárias da Moratória da Soja do ciclo 2020/2021.
Dentre os participantes do evento, havia representantes das empresas Control Union, FoodChain ID, além de representantes Greenpeace, The Nature Conservancy (TNC), ABIOVE e Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).
A reunião foi a primeira presencial desde o início da pandemia da covid-19 melhoria qualidade em relação ao evento anterior que aconteceu online. O ciclo de auditoria, iniciado em 4 de outubro, segue até o final de novembro.
Ainda no mês de setembro, foi o webinar para traders online, com a atualização do Protocolo de uditoria da Moratória da Soja. Assim como no workshop, utilizou-se como material o Protocolo da Moratória da Soja (disponível neste link: https://www.soyontrack.org/public/media/arquivos/1634661683-006_-_19.10.2021_-_21_08_23_-_protocolo_da_moratoria_da_soja_2020_2021.pdf)
A realização do workshop de treinamento de auditores no âmbito da Moratória da Soja reforça o entendimento de que o diálogo prévio e organizado com as empresas de auditoria qualifica o resultado final do Sistema de Verificação. Essa ação propicia estabelecer gradativamente avanço na transparência do compromisso de desmatamento zero na Amazônia, agregar valor às empresas e aumentar a credibilidade do Grupo de Trabalho da Soja.
Para Amaggi, piloto de auditora ajudou a identificar acertos e pontos para evolução no monitoramento da empresa
Empresa relata melhoria contínua no monitoramento da cadeia de produção da soja brasileira
15 anos da Moratória da Soja: conformidade e avanços
Imaflora disponibiliza Relatório da Verificação Independente da Moratória da Soja na plataforma Soja na Linha.
Desafios da COP-26
A floresta em pé e o aumento da performance do agronegócio têm potencial de colocar o Brasil como protagonista nas negociações em Glasgow e não o problema, afirma Marina Piatto, do Imaflora.