Workshop de capacitação auditores da Moratória da Soja
O workshop de capacitação dos auditores da Moratória da Soja 2020/2021 aconteceu em 30 de setembro no Espaço Sinimbu, em São Paulo. O treinamento coordenado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e custeado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) tem como objetivo capacitar os auditores e estabelecer melhores condições para a avaliação das empresas signatárias da Moratória da Soja do ciclo 2020/2021.
Dentre os participantes do evento, havia representantes das empresas Control Union, FoodChain ID, além de representantes Greenpeace, The Nature Conservancy (TNC), ABIOVE e Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).
A reunião foi a primeira presencial desde o início da pandemia da covid-19 melhoria qualidade em relação ao evento anterior que aconteceu online. O ciclo de auditoria, iniciado em 4 de outubro, segue até o final de novembro.
Ainda no mês de setembro, foi o webinar para traders online, com a atualização do Protocolo de uditoria da Moratória da Soja. Assim como no workshop, utilizou-se como material o Protocolo da Moratória da Soja (disponível neste link: https://www.soyontrack.org/public/media/arquivos/1634661683-006_-_19.10.2021_-_21_08_23_-_protocolo_da_moratoria_da_soja_2020_2021.pdf)
A realização do workshop de treinamento de auditores no âmbito da Moratória da Soja reforça o entendimento de que o diálogo prévio e organizado com as empresas de auditoria qualifica o resultado final do Sistema de Verificação. Essa ação propicia estabelecer gradativamente avanço na transparência do compromisso de desmatamento zero na Amazônia, agregar valor às empresas e aumentar a credibilidade do Grupo de Trabalho da Soja.
Moratória da Soja em revisão
Estudo mostra potencial de sucesso da Moratória da Soja na Amazônia contra o desmatamento
Live Quarta de Soja debate produção mais responsável
No dia 11 de agosto, 10 horas, no canal do Youtube do Imaflora,
Quarta de Soja ressalta importante da transparência na cadeia produtiva
Live reuniu representantes do Ministério Público, empresas e sociedade civil para discutir uma produção mais responsável

