Para Amaggi, piloto de auditora ajudou a identificar acertos e pontos para evolução no monitoramento da empresa

16.06.2021 • Notícias

A Amaggi participou, durante o mês de março de 2021, a convite do Imaflora, de um projeto piloto para testar a aplicação de um processo referencial de Verificação e Auditoria para o monitoramento de seus fornecedores de soja.

Foram verificadas as compras da Amaggi em três unidades localizadas no Cerrado. O objetivo do documento é fornecer uma base das melhores práticas de verificação, com base nas diretrizes do Accountability Framework Initiative (AFI), através de auditoria dos compromissos de desmatamento zero no setor da soja, independente do bioma, como a Amazônia e Cerrado.

Fabiana Reguero, gerente Socioambiental da Amaggi, conta como foi a participação da empresa nesse processo.

Soja na Linha: Como foi a experiência do Piloto da Auditoria?

Fabiana Reguero: Foi positiva, possibilitou nos aprofundarmos sobre as melhores práticas para atendimento e transparência dos nossos compromissos socioambientais, especialmente do nosso posicionamento Rumo a uma cadeia de grãos livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa, conhecendo um pouco mais das demandas do terceiro setor e do mercado. Foi possível confirmarmos que estamos no caminho certo, evoluindo, especialmente, no processo de monitoramento e rastreabilidade de nossa cadeia de fornecedores de grãos.

Soja na Linha: Como foi passar pela auditoria à distância por conta da pandemia?

Fabiana Reguero: A auditoria à distância atendeu ao objetivo a que se propôs, pois foi possível verificar os sistemas utilizados pela Amaggi, bem como nossos procedimentos para cumprir os compromissos socioambientais da empresa.

Soja na Linha: Como foi a relação com o auditor na compreensão do processo?

Fabiana Reguero: O auditor, em toda a condução da auditoria, demonstrava interesse e preocupação em ser o mais claro possível, para que todos os participantes entendessem os critérios utilizados. A abordagem - com uma linguagem simples e clara, sempre repassando os critérios e questionando se todos tinham compreendido – também foi importante para atendermos ao solicitado.

Soja na Linha: Identificaram pontos de melhoria?

Fabiana Reguero: Foi identificado que precisamos avançar ainda mais na rastreabilidade dos fornecedores indiretos, um desafio que atinge o setor como um todo. A Amaggi vem trabalhando para atingir esse objetivo, com auxílio de ferramentas tecnológicas, por meio da plataforma Originar, em que o risco de triangulação está sendo minimizado.

Soja na Linha: Identificaram boas práticas?

Fabiana Reguero: Sim, durante a condução da auditoria, bem como na conclusão do relatório, destacaram a qualidade do sistema de gestão socioambiental da Amaggi e da equipe no que diz respeito à rastreabilidade e às garantias de compras respeitando aos compromissos assumidos pela empresa. Destacaram também a plataforma Originar, imprescindível para a rastreabilidade e cruzamentos com dados socioambientais e de comercialização.

Soja na Linha: O piloto incentivou alguma nova prática na companhia?

Fabiana Reguero: O piloto foi importante para reafirmar a preocupação da companhia em relação à rastreabilidade dos fornecedores indiretos, hoje um dos principais gargalos do setor. Além disso, o piloto reforça os pontos que temos que dar maior clareza e transparência na cadeia de valor, demonstrando de forma cada vez mais assertiva nossos resultados, como os 98% de rastreabilidade da cadeia de fornecimento direta já atingida e 99% de zero desmatamento e conversão sobre o volume rastreável, além do plano para atingir os desafios ainda existentes no curto, médio e longo prazos.

Soja na Linha: Ao final do processo, quais foram os aprendizados?

Fabiana Reguero: Participar de um processo como esse é importante para termos uma visão externa de como a Amaggi atua para cumprir os seus compromissos, promovendo transparência aos processos envolvidos. É importante também para identificarmos possíveis pontos de melhorias, bem como para reafirmar que estamos no caminho correto, no sentido de alcançar uma cadeia livre de desmatamento/conversão e de restrições.

Soja na Linha: Quais os benefícios de passar pelo Piloto da Auditoria?

Fabiana Reguero: Aprofundou o conhecimento sobre os nossos próprios processos, identificando acertos e pontos para evolução.

Soja na Linha: Quais foram as dificuldades?

Fabiana Reguero: Inicialmente, houve alguma dificuldade de entendimento, considerando que atualmente são diversos os documentos e as diretrizes demandadas para o setor, referentes aos temas de rastreabilidade, monitoramento e desmatamento. Mas todas as solicitações do auditor foram atendidas, com base no documento.

Time Soja na Linha