Relatório anual 2020 disponível para download
O resultado da verificação independente da Moratória da Soja referente às safras de 2018 e 2019 foi publicado e está disponível aqui no site Soja na Linha para leitura e download. Ele reúne as informações das auditorias das traders membros do Grupo de Trabalho da Soja (GTS) sobre o atendimento aos critérios da Moratória da Soja da Amazônia.
A verificação ocorreu em 21 empresas entre os meses de junho e outubro de 2020.
Dessas, 18 cumpriram com todos os critérios da Moratória da Soja, e três não cumpriram por adquirir soja proveniente de áreas desmatadas após julho de 2008. Uma das empresas nesta situação entregou o relatório fora dos prazos acordados pelo GTS.
Um dos riscos apontados pelo relatório é o da triangulação de soja em razão das traders cujas fazendas fornecedorsa comercializam uma quantidade total de soja superior à média de produtividade na Amazônia.
Em 2019, todos os auditores de empresas que realizam a verificação das compras de soja pelas traders foram novamente treinados pelo Comitê de Auditoria do GTS para obtenção de relatórios mais consistentes e padronizados.
Quarta de Soja ressalta importante da transparência na cadeia produtiva
Live reuniu representantes do Ministério Público, empresas e sociedade civil para discutir uma produção mais responsável
COP-26: Painel apresenta soluções para agropecuária de baixo carbono
Organizado pelo Imaflora, junto com o CDP América Latina e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, o evento promoverá debates importantes para a redução da emissão de carbono na atividade agropecuária.
Publicado relatório de verificação 2019/2020 da Moratória da Soja
Resultados da avaliação do ciclo de auditoria indicam demanda por melhorias no processo de verificação