Publicado relatório de verificação 2019/2020 da Moratória da Soja

27.08.2021 • Notícias
Publicado relatório de verificação 2019/2020 da Moratória da Soja
Faça o Download do Relatório

Publicado relatório de verificação 2019/2020 da Moratória da Soja  

Resultados da avaliação do ciclo de auditoria indicam demanda por melhorias no processo de verificação 

Vinte das 23 empresas signatárias da Moratória da Soja passaram por auditoria de terceira parte para verificar se suas compras e financiamentos da safra 2019/2020 atendem aos critérios da Moratória da Soja e o relatório da verificação independente acaba de ser publicado. “Esse trabalho é importante para dar transparência ao processo e criar uma cultura de melhoria contínua para o setor”, afirma Cecília Korber, do Imaflora, que faz parte do Comitê de Avaliação das Auditorias da Moratória da Soja. 

A avaliação dos relatórios foi realizada em cinco dias de encontros virtuais. Quatro duplas de avaliadores foram formadas. Cada dupla avaliou dez relatórios e cada relatório foi avaliado por duas duplas. Além de Cecília, o comitê de avaliação das auditorias da Moratória da Soja contou com a participação de Bernardo Pires e Pedro Garcia, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Chantal Gabardo, da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), Caroline Rolim, da The Nature Conservancy (TNC), Cristiane Mazzetti, do Greenpeace, Lisandro Inakake de Souza e Rafael Brevigliero, do Imaflora. 

“Os trabalhos deste ciclo foram desafiadores em razão da pandemia. Além disso, a qualidade dos relatórios individuais ficou a desejar e a comissão chegou à conclusão que vários deles eram inconclusivos. As empresas concordaram que, para o próximo ciclo, a escolha da auditoria de terceira parte exigirá mais experiência dos auditores. A transparência dos relatórios individuais é muito importante para as empresas que atuam em conformidade com a Moratória da Soja”, afirmou Bernardo Pires, da Abiove. 

O comitê avaliou que as auditorias não realizaram todos os procedimentos para garantir uma plena avaliação da conformidade com a Moratória da Soja, embora tenham sido requisitados no termo de referência e no modelo de relatório. Os relatórios dos auditores apontaram 44 oportunidades de melhorias para 19 empresas e não foram apontadas não-conformidades. Na avaliação do comitê, porém, algumas das oportunidades de melhorias  deveriam ter sido apontadas como não conformidade. Diante dessas diferentes visões,  apenas 15 das 20 empresas deram aprovação para a divulgação do Resumo do Relatório de Auditoria e os Relatórios de Auditorias Individuais não serão publicados neste ciclo. 

O Comitê de Auditoria definiu que somente 11 empresas estavam aptas para essa divulgação, por entender que todos os esclarecimentos solicitados foram apresentados, porém, as empresas decidiram em conjunto pela não publicação dos resumos. Essa transparência de resultados é uma regra estabelecida pelo Grupo de Trabalho da soja (GTS) que consta no protocolo de verificação vigente, mas é voluntária e demanda  aprovação da parte envolvida. 

Há uma percepção do Comitê de Avaliaçã do GTS de que a qualidade do processo teve perdas neste ciclo, comparada aos últimos três anos, aumentando o risco para a Moratória da Soja, no que diz respeito à sua credibilidade. 

"O maior desafio deste trabalho foi realizá-lo com profissionais menos experientes. Além do conteúdo ser específico aos critérios da moratória, existe uma enorme responsabilidade de garantir que, a partir dos relatórios de auditoria, o comitê entenda se as empresas estão de fato cumprindo com o acordo, o que não foi possível em alguns casos. Estamos trabalhando para fornecer bases que garantam relatórios satisfatórios no próximo ciclo e para aumentar a transparência com a sociedade em geral", conclui Cristiane Mazzetti, do Greenpeace. 


MELHORIAS PARA 2021 
O processo de 2020 aponta melhorias para o ciclo da auditoria, para o treinamento dos auditores e para o Termo de Referência, incluindo Protocolo de Auditoria, Relatório de Auditoria e demais documentos. Entre elas, a obrigatoriedade na publicação do resumo público do Relatório de Auditoria por todas as empresas e o estabelecimento de critérios para evitar a triangulação nas compras. 

Em razão da pandemia da Covid-19, todas as atividades deste ciclo de auditorias tiveram de ocorrer de forma remota. O novo Protocolo de Auditoria, lançado em julho de 2020, já incluiu em sua versão o guia de esclarecimentos sobre as auditorias remotas que contém instruções aos auditores e empresas para realizar uma auditoria com maior segurança em termos de saúde, e também procedimentos para garantir a qualidade dos resultados. 

Empresas participantes das auditorias 
• 2017: 17 empresas 
• 2018: 21 empresas 
• 2019: 20 empresas 
• 2020: 20 empresas 

Time Soja na Linha